Discipulado de Casais 25 07 13


Encontro Aberto para todos casais

Dirigência: Casal-Articulador

Local: Sede das Extensões

Carta Aberta do Casal-Conselheiro do Discipulado de Casais
 
Palavra de Deus: Lucas 10,38-42


Você como Marta anda preocupado(a) e agitado(a) com muitas coisas?

Faça como Maria, nesse retiro dê a oportunidade para Jesus. Ele quer acalmar todas as intempéries do seu coração, da sua vida, do seu matrimônio e da sua família. Se organize no seu trabalho, na sua família e faça como Maria. Sente o seu coração diante de Jesus para escutá-lo. Peça no Espírito Santo e Ele o ajudará nesses dias de retiro (16, 17 e 18 de agosto) a verdadeiramente se desligar de todos os seus afazeres e compromissos para ouvir o seu mestre e pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Se nós realmente sentarmos esses três dias de retiro diante de Deus com o coração aberto, com certeza, Ele dirá que nós escolhemos a melhor parte e essa não nos será tirada.

Talvez você pense e esteja arranjando muitas desculpas, muitos empecilhos para não ir ao retiro, mas, Jesus será sempre Jesus com ou sem você. 

Meu irmão da Fraternidade de Casais, caso você decida não ir ao retiro, a Graça de Deus lá estará não só para você, mas para todos que lá permanecerem. Mas os que não forem perderão a oportunidade de reavivar seu matrimônio. 

No dia a dia dentro do DJC vocês estão se reavivando individualmente como discípulo. E como casal? E para partilhar suas dificuldades na convivência conjugal diante de Jesus Cristo?


Jesus não obrigará ninguém estar neste retiro. Ele vai esperar como o Pai que esperava todos os dias por aquele filho. Chorava de saudade até que um dia seu filho resolveu voltar. Assim é Jesus que espera ansiosamente por esse retiro todos os anos para realizar maravilhas de salvação na vida de cada casal do Discipulado.

Jesus quer curar nosso coração, nosso casamento, nossas mágoas e ressentimentos que sem percebermos vão se acumulando dentro do nosso coração. O próprio Jesus se retirava para escutar melhor o Pai. E Ele nos ensina, também, que devemos nos retirar para nos colocar inteiramente em sua presença.

Participem conosco desse momento forte de muita espiritualidade, muita graça e muita benção.

Fraternalmente,

Derim e Evanda 
Casal-Conselheiro dpo Discipulado Local de Casais

Reunião do Corpo de Apostolado - Julho de 2013


Discipulado de Jesus Cristo

Discipulado Local de Casais

Reunião do Corpo de Apostolado do Discipulado de Casais

Dia 11 de Julho de 2013

Nas Sedes das Extensões

Participação: Discípulos Servidores e Discípulos Estagiários

Dirigência: Casal-Articulador dos Casais

19:00h – Acolhida / Louvor

19:15h – Súplica ao Espírito Santo

19:30h – Palavra de Deus (Marcos 4,35-41), meditação e partilha em oração

19:45h – Formação

          No Evangelho, há um fato que pode servir de exemplo: quando os discípulos de Jesus estavam em alto mar e foram atingidos por uma forte ventania e grandes ondas que se lançavam dentro da barca onde estavam, o medo tomou conta do coração deles, então ficaram apavorados, inseguros, desesperados. O texto diz que Jesus dormia na parte de trás do barco. Assim, nesse sentido, talvez pareça que Jesus esteja dormindo enquanto você vive uma situação; provavelmente, a ventania e as ondas estão ficando cada vez mais fortes em sua família, na situação da sua saúde ou da sua condição financeira a ponto de ter a sensação de que não agüentará. Possivelmente, você já está apavorado, com medo, inseguro, e a sensação terrível é de que Jesus está dormindo, que não escuta o seu clamor e que o milagre não virá. Os discípulos também viveram isso. Digo a você, não desista, não pule do barco, não pense que a resposta, a solução está em homens, não volte atrás, permaneça com o Senhor e, pelo seu clamor, desperte Jesus para a sua realidade. Estas foram as atitudes dos discípulos, que acordaram Jesus e disseram-lhe: “Mestre, não te importa que estejamos perecendo?” (Mc 4, 38).
        Eles poderiam ter pulado do barco, e até mesmo deixado a coisa acontecer e aceitar as circunstâncias, correndo um risco iminente de morte; porém, mesmo com medo, eles se aproximaram de Jesus, inseguros, e acordaram-no questionando. Diante das circunstâncias da sua vida você deve agir e caminhar em direção a Jesus pela oração e pelo clamor, pedindo a intervenção e suplicando que Ele mude a situação, pois só Ele tem a resposta, só Ele pode mudar a sua realidade e fazer o milagre acontecer.
         Foi exatamente o que Ele fez no episódio acima do Evangelho, levantou-se e repreendeu o vento e o mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento parou, e fez uma grande calmaria (Mc 4,39). Tal calmaria apenas pode ser promovida por Jesus, mas é preciso confiar a Ele tudo, sem colocar reservas. É necessário sempre buscá-lo de todo o coração e ter a coragem de elevar ao Senhor o louvor, a adoração, a súplica, a ação de graças, sem medo de pedir, de suplicar, de interceder, esperando sempre o mover de Deus.
          Algo importante deve ser compreendido nesse evento acontecido com os discípulos, pois nos traz um grande ensinamento para os momentos difíceis, que batem à nossa porta quando menos esperamos. Jesus estava com os discípulos naquela tormenta, portanto não estavam sozinhos, mas giram como se estivessem, ou como se o Senhor não estivesse se importando com a dificuldade que vivenciavam. O que foi mencionado acima sobre despertarmos Jesus pelo nosso clamor e pela nossa oração é ratificado, mas temos que crescer em esperança e fé, com a presença do Senhor em nossa vida, o que faz uma imensa diferença. Mesmo que a tempestade esteja forte, as ondas se agitem muito e o vento sopre com muito mais força, precisamos ter a certeza e a confiança de que superaremos tudo, pois o Senhor está conosco. Se formos surpreendidos por dias difíceis, por realidades complicadas, por situações humanamente impossíveis, temos que depositar nossa confiança e fé no Senhor Jesus. Por causa do desespero, ou seja, pela falta de confiança e esperança nele, que Jesus questiona os discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40).
Caso lhe falte fé, meu irmão, minha irmã, peça ao Senhor com a certeza de que Ele dar-te-á. Não se acomode, não baixe a guarda, ore com muita intensidade, clame ao céu pela situação que você vive, busque a Deus com todo o seu coração, com toda a força da sua alma, esteja confiante na presença do Senhor e deixe-o te conduzir. Ele é Deus forte, poderoso, a Ele todas as coisas obedecem, é Senhor do vento, das ondas, tem o domínio sobre todas as coisas. Ele é o Senhor da gravidade, da natureza, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creia Nele, espere, busque a Ele e verá o que o Senhor é capaz de fazer por você. Depois da experiência que fizeram com o Senhor naquela situação limite, os discípulos disseram uns aos outros: “Quem é este, a quem obedecem até o vento e o mar?” (Mc 4,41). Esse é JESUS: aquele que é digno de todo louvor, toda honra, toda glória; aquele cujo domínio está sobre todas as coisas, é o Salvador, o Redentor, Senhor dos Senhores, Príncipe da Paz, Alfa e Ômega, Principio e Fim de tudo. Confie toda sua vida a Ele: JESUS, a resposta para tudo.
Padre Roger Luis

20:30h – Oração (em sintonia com a Palavra de Deus e a formação)

20:45h – Caminhada Discipular
- Avisos (Confraternização Paulina, dia 28 de julho, a partir das 14h, na Fraternidade de Aliança, em Mucunã). Na Missa vai haver os Bons Propósitos dos Discípulos Servidores.
- Aniversariantes  

21:30h – Despedida / Encerramento